segunda-feira, 15 de outubro de 2012

IEDA MARIA VARGAS: Estilizada de gaúcha se tornou a mais linda do mundo




Ieda Maria Britto Vargas nasceu em Porto Alegre no dia 31 de dezembro de 1944, sob o signo de Capricórnio. Aos 18 anos se tornou Miss Porto Alegre, tendo ali começado a sua vitoriosa carreira rumo ao estrelato, e logo após conquistou o Miss Rio Grande do sul, Era o ano de 1962. No dia 22 de junho de 1963 conquistou a coroa de Miss Brasil em evento realizado no Maracananzinho, no Rio de Janeiro. No mesmo ano representou o Brasil no Miss Universo em certame realizado em Miami Beach, Flórida, USA no dia 20 de julho de 1963. Foi a consagração máxima da beleza da mulher brasileira, quando arrebatou o 2° título de Miss Universo para o Brasil, já que 23 anos antes, em 1930, a também gaúcha de Pelotas, Yolanda Pereira, já havia se tornado Miss Universo em concurso promovido no Copacabana Palace, também no Rio de Janeiro, com a participação de dezenas de concorrentes de outros países.

Em 1968 Ieda Maria Vargas casa-se com José Carlos Athanásio, passando a ser a sra. Ieda Maria Vargas Athanásio, com quem teve dois filhos: Rafael e Fernanda e dois netos: Enzo e Marcela.

No próximo dia 20 de julho de 1913 Ieda Maria Britto Vargas, ou hoje Ieda Maria Vargas Athanásio, o Rio Grande do Sul e o Brasil estarão comemorando o cinquentenário da conquista de tão cobiçado título de Beleza internacional: Miss Universo.

MÚSICAS do vídeo: Ellem de Lima com "Cançao das Misses" - Banda Marcial com "Hino Nacional Verdadeiro e Completo" - Matheus Teixeira, o Teixeirinha com a homenagem especial "Miss Universo 63" de sua autoria - Isabela Fogaça com "Porto Alegre É Demais", de autoria do esposo JoséFogaça.

Em 1964 a diretoria do Cssgapa, então sob a presidência de Darcy Silveira, e em nome da comunidade canoense, promoveu um Baile em Homenagem à Ieda Maria Britto Vargas, pela conquista dos concursos do Miss Rio Grande do Sul (1962), Miss Brasil (1963) e Miss Universo (1963). Por razão independente da minha vontade não pude estar presente e admirar uma das mulheres mais lindas que já vi, pois me encontrava interno no GAPA - Ginásio Agrícola Porto Alegre e, assim, impedido de participar, lamentavelmente.

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro líder no ranking de títulos de Miss Brasil com 14 conquistas, sendo duas naturais e representantes de Canoas.

Lista das gaúchas que conquistaram o título de Miss Brasil
1930 – Yolanda Pereira (Miss Universo 1930 - Pelotas/RS)
1956 – Maria José Cardoso
1963 – Ieda Maria Vargas (Miss Universo 1963 - Porto Alegre/RS)
1972 – Rejane Vieira da Costa
1986 – Deise Nunes de Souza (namorou o Pelé)
1993 – Leila Schuster
1999 – Renata Fan (hoje na Band)
2001 – Juliana Borges
2002 – Joseane Oliveira (Canoas/RS)
2004 – Fabiane Niclotti
2006 – Rafaela Zanella
2008 – Natália Anderle
2011 – Priscila Machado (Canoas/RS)
2012 – Gabriela Markus (Teutônia)

Canção das Misses

Autor: Lourival Faissal - Canta: Ellen de Lima

Os estados brasileiros se apresentam
Nesta festa de alegria e esplendor
Jovens misses seus estados representam
Seus costumes, seus encantos, seu valor

Em desfile nossa terra, nossa gente
Pela glória do auriverde em céu de anil
Sempre unidos Leste, Oeste, Norte e Sul
Na beleza das mulheres do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário