quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CLAUDIA CARDINALE: A Estrela da Minha Vida

Claudia Cardinale nasceu em Tunes, Tunísia, em 15 de Abril de 1938 e é uma atriz italiana.

Nascida Claude Josephine Rose Cardinale de pais Sicilianos na capital tunusiana. A sua língua mãe era o francês e não falou fluentemente italiano até aos dezesseis anos. Cresceu com a forte convicção de que iria ser professora, mas a vida trocou-lhe as voltas após ganhar um concurso de beleza em 1957. O prêmio foi uma viagem ao Festival de Cinema de Veneza, onde a sua beleza deu nas vistas. Seis meses mais tarde assina o seu primeiro contrato, mostrando desagrado pelas condições que lhe foram impostas: não cortar o cabelo, não engordar e não casar. O seu primeiro filme foi Gohaem (1958).Neste mesmo ano fez um pequeno papel no sucesso internacional I soliti ignoti. No início, a sua carreira foi praticamente conduzida pelo produtor Franco Cristaldi. Nos anos 60 ela apareceu em muitos filmes italianos incluíndo: O Leopardo, 1963, e Rocco e Seus Irmãos, 1963, de Luchino Visconti,   de Federico Fellini e no épico de Sérgio Leone “Once Upon a Time in The West”, 1968.

Carreira

A sua carreira no circuito estadunidense de cinema não progrediu devido à sua falta de interesse em deixar a Europa. Os seus filmes em Hollywood incluem Circus World (1964), The Pink Pnther (1964) e The Hell With Heroes (1968).
Pode dizer-se que ela atuou em mais filmes de qualidade que os seus contemporâneos. Algumas das suas atuações consideradas memoráveis são: em “Vagas Estrelas da Ursa Maior”, de Visconti, onde interpreta uma sobrevivente do Holocausto que desenvolve uma relação incestuosa com o irmão. Em "La Storia", de Luigi Comencini, com a sua interpretação de uma viúva durante a segunda guerra mundial. Além desses filmes, podemos citar também "La ragazza con la valigia", de Valério Zurlini e Libera de Mauro Bolognini. Ela permanece ativa no cinema europeu. E os últimos filmes de que estrelou incluem "Qui Comincia l´avventura" (1975), "Fitzcarraldo" (1982), "La Storia" (1985) e "Un Homme Amoureux" (1987). 

CLAUDIA CARDINALE NO BRASIL

Claudia Cardinale esteve no Brasil, em 1965, filmando quando estrelou "Uma Rosa Para Todos" (Una Rosa Per Tutti) em cenas realizadas na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no Rio de Janeiro, quando atuaram também os atores brasileiros José Lewgoy e Grande Otelo, filme que teve a direção do italiano Franco Rossi e a música "Rosamor", composta e interpretada por Enriques e Juca Chaves.
Vida Pessoal
Claudia Cardinale foi casada com o produtor italiano Franco Cristaldi desde 1966 até 1975, ano em que se divorciaram. Tem dois filhos: Pactrizio, fruto de uma violação quando ela tinha 17 anos, e foi mais tarde adotado pelo companheiro da atriz, Pasquale Squitieri, e Claudia, filha deste último. Vive em Paris. Diz-se que teve um caso com o ex- presidente francês Jacques Chirac.
Claudia Cardinale é uma libertária com fortes convicções políticas. É uma esquerdista envolvida em questões das mulheres e dos homossexuais e cita o orgulho da sua herança árabe, além de se envolver em inúmeras causas humanitárias.
Ela escreveu uma autobiografia chamada Moi Claudia, Toi Claudia.
Desde 1999, é embaixadora da UNESCO para a Defesa dos Direitos das Mulheres.

* Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário