terça-feira, 19 de agosto de 2014

Meu "nonno" Felice Antonio Pagot faz parte da história da primeira Fenavinho de Bento Gonçalves, em 1967

Vídeo sobre a primeira edição da Fenavinho, promovida em 1967, e que é realizada anualmente em Bento Goçalves / RS, na qual aparece meu "nonno" FELICE ANTONIO PAGOT tomando vinho, enquanto os amigos jogam a "Mora".

Felice Antonio Pagot emigrou para o Brasil em 1921, juntamente com a esposa Ângela Maddalena Pagot e seus sete filhos nascidos na Itália. Natutal da "comuna" de Gaiarine, provincia di Traviso, região do Veneto, Norte da Itália, Felice Antonio Pagot, depois de servir o Exército durante mais de 4 (quatros) anos, e lutando em campos de batalha durante a "I Grande Guerra", que finalizou em 1938, e vendo que a Itália passava por grandes dificuldades sócio-econômicas e cultural, a exemplo de milhares de outros italianos, resolveu deixar a Pátria-mãe" e se aventurar em busca de novos e profícuos horizontes. Assim, foi para os Estados Unidos, mas a sorte não o ajudou. Retornou à Itália e aí decidiu seguir para o Brasil, partindo do Porto de Genova no dia 23 de julho e desembarcando no Porto de Santos, no Brasil, no dia 09 de agosto de 1921.

Oito anos se manteve. junto com a família, trabalhando quase que em regime de escravo, nos cafezais dos poderosos donos de terras, em pequenos lugarejos de São Paulo. E em setembro de 1929, decidido a deixar o regime escravocrata, rumou para o Rio Grande do Sul, fixando residência, inicialmente em Montenegro, depois Torino e mais tarde seguiu, por sugestão do filho Antonio, o mais velho, para a sede do município de Garibaldi, onde continuou com o trabalho de cultivo de videiras, Só anos depois é que rumou para Bento Gonçalves, onde permaneceu até a sua "derradeira viagem".

Quando o navio Garibaldi atracou no Porto de Santos, a Famiglia Pagot, além dos cabeças do clã Felice Antonio e Ângela Maddalena Pagot, contava com sete filhos: Antonio, Santa, Felix, Francisca, Luiz (meu pai), Ignês e Anacleto, então com nove meses e que veio a falecer em 1927, aos 7 anos de idade, em razão de uma febre que o abateu durante a viagem de 18 dias "per mare". A famiglia Pagot aumentou aqui no Brasil com o nascimento, ainda em São Paulo de: Mérica, Umbelina, Lungino e Aparecida. E em 1930, já no Rio Grande do Sul, nascia o caçula João.
Rua Felice (Antonio) Pagot - a grafia no mapa está errada como sendo Felipe - no Bairro Santa Marta, cidade de Bento Gonçalces / RS.
Poster produzido por Francisco Antonio Pagot (Xico Júnior) com os cabeças do clã Pagot (Felice Antonio e Ãngela Maddalena) com os 12 filhos em ordem de nascimento.

*** Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário