quinta-feira, 26 de junho de 2014

FAMIGLIA PAGOT HOMENAGEADA COM ÁRVORE NO "BOSQUE DAS FAMÍLIAS PIONEIRAS DE CANOAS"

FAMÍLIA PAGOT homenageada no Bosque das Famílias Pioneiras de Canoas - Parte 1

Em evento realizado na tarde do dia 21 de junho de 2014, ocasião da abertura da 75ª Semana de Canoas, foi inaugurado o "Bosque das Famílias Pioneiras de Canoas" com 75 árvores de origem nativas, reunindo dois importantes atos numa única iniciativa: homenagem às famílias pioneiras e tradicionais da cidade de Canoas com o sentido ecológico de arborizar a cidade com o bosque.

Coube à FAMIGLIA PAGOT, pontificada pelo casal LUIZ PAGOT e BILILDE ANTONIA CARLOTTO PAGOT, que vieram do interior de Nova Prata/RS para Canoas/RS em 06 de fevereiro de 1952, ou seja, há 63 anos, a árvore CANAFÍSTULA (cujo nome científico é Peltophorum  Dubium, também conhecida como Angico-Amarelo, Guaracaia, Ibirá-Puitá, Tamborim Bravo e Sobrasil, é uma árvore nativa ornamental que alcança de 12 a 15 metros de altura e tem ciclo de vida perene), localizada na quadra E do novo bosque.

O plantio da árvore, que teve como representante da Família Pagot, o filho, jornalista, radialista, pesquisador, historiador, acervista e escritor FRANCISCO ANTONIO PAGOT (pseudônimo jornalístico Xico Júnior) acompanhado da namorada Sandra Maria B. Lopes, que registrou o ato com fotos e filmagens. Participaram do histórico evento também a filha do Xico Júnior, Marcele Azambuja Pagot e seu marido Felipe Marquardt; o outro filho Dirceo Pagot e seus filhos Cassius e Gregory e os sobrinhos Antenor e Walter Pagot Balbinot, entre outros amigos.

E para registrar esse feito histórico e a homenagem à Família Pagot foram produzidos 2 (dois) vídeos singulares e simbólicos, conforme postagens neste blog.
Árvore CANAFÍSTULA, ornamental, que chega a 12 e 15 metros de altura e tem ciclo de vida é perene. Conhecida também como Angico-amarelo, Guaracaia, Ibirá-puitá, Tamborim Bravo e Sobrasil.

Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário